quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Campeonato Soledadense de MTB 2012 - Etapa Final


Será neste domingo, dia 30/09/2012, a 4ª Etapa do Campeonato Soledadense de MTB 2012. Esta é a última etapa deste campeonato, que é o único campeonato de mountain bike do Estado da Paraíba. É esperada a presença de cerca de 100 bikers e os principais atletas da Paraíba e Pernambuco estarão lutando pelo título das 10 categorias em disputa. O campeão de cada categoria terá garantido a inscrição na 2ª Maratona de MTB Cabra da Peste, maior evento de MTB da Paraíba. Para ter direito a esta inscrição, o biker precisa ter participado de pelo menos 3 etapas, independente da colocação, de acordo com o regulamento do campeonato. Nesta etapa, além do troféu do 1º ao 3º lugar em todas as categorias, exceto Kid e Infantil, e medalhas do 4º ao 6º lugar em todas as categorias, será feita a entrega dos troféus aos campeões de cada categoria e todos os participantes desta etapa, a partir do 7º lugar, irão receber medalhas de participação, independente da colocação. Veja abaixo a medalha de participação.

O percurso desta 4ª e última etapa será quase o mesmo da 3ª etapa, com pequenas alterações, pois será incluindo a subida e descida em uma serra de baixa altitude, porém com uma dificuldade na subida, pois é uma trilha com muitas pedras e terreno com erosão pelas chuvas com percurso de 800m. Também será acrescentado um trecho de 4 km, onde teremos um corredor de mais de 1 km onde é muito difícil a ultrapassagem. Será um percurso com distância total de 40 km e bastante seletivo, pois teremos percurso em trilhas, estradão, trechos com estrada de areia, barro (maior parte do percurso), descidas, subidas, muitas curvas, trechos em estradão, parte em estrada onde só passa motos e bikers, 2 subidas em serrotes de baixa altitude, ou seja,  é percurso próprio para corrida de MTB. Será muita adrenalina. A partir do km 9 o percurso é intercalado com estradão e trilhas, sempre com os trechos em estradão maior, sendo cerca de 28 km em estradas de barros e/ou areia e 12 km de trilhas (isto mesmo, 12 km de trilhas intercaladas). Trecho ideal para todos amantes do MTB e trilheiros. O percurso é ideal para quem gosta de fazer passeios ciclísticos.
A largada será no centro da cidade de Soledade, às 09:00h, em frente a minha residência, onde terá uma largada simbólica, pois iremos percorrer 2 km em pista asfaltada, onde será dada a largada pra valer. O percurso passará pelos sítios e/ou comunidades rurais de Jaramataia, Manoel de Barros, Lagoa de Serra (onde iremos subir a serra pela casa de Jorge Mendonça e descer por Zé André), a seguir passa por Luiz/João Anjo (onde teremos um corredor com terreno muito seletivo, pois teremos pedras, raízes de árvores, areia, e difícil ultrapassagem). Saindo do corredor entramos no Sítio Primavera, até chegar a Serra do Cardeiro, onde subiremos pelas trilhas até sair no Grupo Escolar em cima da serra, já no município de São Vicente do Seridó. Neste trecho cruzamos a Rodovia Estadual PB-177, em cima da serra, por cerca de 300m na pista asfaltada da Serra do Cardeiro, onde teremos fiscais e ponto de apoio para informações, entra na estrada de barro que passa pelo Sítio de Gambirra, subindo a Serra do Cardeiro, até chegar ao alto desta, a partir daqui passamos por um trecho de 4 km em estradão e ao chegar numa pequena porteira para entrar numa trilha, chegamos a metade do percurso. Depois entramos em uma outra porteira, que é a entrada da trilha no Assentamento da Fazenda Pistola, onde passamos por uma trilha de 1,5 km e ao terminar começar outro trecho em estradão, no sentido Soledade, passando por João Fernandes, Martinho Biba, até chegar em Geraldo Gaudêncio, no Sítio Cachoeira dos Torres, onde entra na trilha de Zequinha do Baé, e sempre pela trilhas, passando pela propriedade de Naldo Gaudêncio até chegar em Manoel do Ó (4,5 km de trilhas), onde pega outra trilha até chegar no estradão de Lagoa de Onça, passa pelas olarias, pelo Cemitério da cidade e chegada em frente a minha casa (ponto de partida). Todos os trechos em trilhas não passa carros, sendo que os demais transitam carros, motos e bicicletas, porém a comunidade toda está avisada. Será muita adrenalina.
ATENÇÃO: solicitamos a todos os competidores que façam as inscrições logo cedo, pois será cumprido o horário da largada, devido o forte calor que tem feito nos últimos dias
A briga pelo título de cada categoria está bastante acirrada. Já temos 2 campeões por antecipação: na categoria Kid Rodrigo de Souza Freitas, filho de Marconi Freitas, da cidade de Campina Grande/PB, e na categoria Master B Carlos Alberto (Beto) Alves, também da cidade de Campina Grande. Veja agora abaixo a disputa pelo títulos nas demais categorias.
Na categoria Elite, principal categoria e onde estão os atletas de melhor resultado em competições de nível regional e nacional. Brigam pelo título Sharlys Silva, de Solânea/PB, Joaci Oliveira Silva (Novinho), de Bananeiras/PB, José Alberto Nunes Feitosa e Tiago Bento da Silva, ambos de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Entretanto Erick Silva (Bananeiras/PB) e Marcelo Pereira da Silva (Santa C. do Capibaribe/PE) estão sempre entre os primeiros e irão lutar para ganhar esta etapa. Lembrando que este ano foram 3 etapas e 3 vencedores diferentes.
Na categoria Infantil Mailson Barbosa dos Santos (Campina Grande/PB), Enilson Alexandre Barros Neto (Soledade/PB), Lucas Ferreira dos Santos (Santa Cruz do Capibaribe/PE) e Natan José de Freitas (Soledade/PB), nesta ordem, brigam pelo título de campeão.
Na categoria Juvenil Anderson Renato G. de Lima (Santa C. do Capibaribe/PE), Andrew Markson (Soledade/PB) e Thalles Samuel - Campina Grande/PB brigam pelo título de campeão.
Na categoria Junior Bruno Gaudencio (Santa Cruz do Capibaribe/PE), Alex Alves da Silva (C. Grande/PB) e Joaquim Aníbal (Olivedos/PB) brigam pelo título de campeão.
Na categoria Sub 30 Ricardson Martins C. Andrade e Wendson Araújo Silva, ambos de Solânea/PB, Jocleidson José Nascimento e Luciano dos Santos, ambos de Santa Cruz do Capibaribe/PE, brigam pelo título de campeão.
Na categoria Master B, com o campeão já definido, Antonio Marcos Marinho (Solânea/PB), Geneton Trigueiro da Silva (Cubati/PB), Laurivan Pereira de Lima (João Pessoa/PB), Marconi Freitas (C. Grande) e Sérgio Luiz da Silva (João Pessoa/PB) lutam pelo vice-campeonato.
Na categoria Master C brigam pelo título Erick Pequeno Reis (Campina Grande/PB), José Alves Filho (Santa C. Capibaribe/PE) e Francisco Cláudio da Silva (Sousa/PB).
Na categoria Estreante brigam pelo título Vasco Vicente da Silva (Santa C. Capibaribe/PE), José Marcelo Ferreira Assis (Campina Grande/PB) e Suélio Rodrigues (Soledade/PB).
Além dos nomes acima citados vários outros bikers lutam pelo vice-campeonato em cada categoria. Veja a classificação completa do campeonato em http://www.esportesemsoledade.blogspot.com.br/2012/08/classificacao-do-campeonato-soledadense.html e a pontuação por categoria e as categorias em http://www.esportesemsoledade.blogspot.com.br/p/inscritos.html
Toda a equipe de organização do Campeonato Soledadense de MTB 2012 agradece desde já a todos os patrocinadores, a todas as pessoas que sempre colaboram com este campeonato e principalmente a todos os atletas, que são a razão da existência desta competição. Agradecemos aos competidores de Souza, Patos, Soledade, Cubati, Olivedos, Campina Grande, Solânea, Bananeiras, alagoa Nova, Alagoa Grande, Queimadas, João Pessoa, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, dentre outras cidades de onde tivemos atletas participando de provas deste campeonato. Aguardamos, como sempre foi, que possamos realizar mais uma prova para engrandecer este esporte em nosso país. Veja abaixo banner com nossos patrocinadores.

domingo, 16 de setembro de 2012

Grandes Eventos do Ciclismo no Nordeste em Setembro/2012

Este mês teremos vários eventos do ciclismo no Nordeste.

Dentre este o mais importante é a Brasil Ride, que é o maior desafio de Mountain Bike do Brasil. esta prova é realizada em 7 etapas, em 7 dias seguidos, e ocorre no Estado da Bahia, na Chapada Diamantina, entre as cidades de Rio das Contas e Mucugê. Teve no ano de 2010 sua 1ª edição. Este ano será realizada no período de 23 a 29/setembro, e terá um percurso de 585 km, sendo a maior prova de MTB do Brasil, em percurso intercalados. Maiores detalhes em http://www.brasilride.com/.










No dia 23/09/2012 teremos vários eventos. Em Mossoró/RN, será realizada a 63ª PROVA CICLÍSTICA GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, a 2ª prova mais antiga realizada no Brasil e um dos maiores eventos do ciclismo do Rio Grande do Norte, válido pelo ranking nacional e pela Federação Norteriograndense de Ciclismo. Este evento atrai atletas de todo o país e teremos a presença do Paraibano Kleber Ramos, campeão do Tour do Rio 2012. Este evento distribui mais de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) de premiação e tem a realização da Prefeitura Municipal de Mossoró e apoio da Federação Norteriograndense de Ciclismo. Inscrições pelo site http://ciclismopotiguar.esp.br/inscricao.php?prova=63gdsr_local para os atletas locais e da modalidade MTB. Já para os atletas da elite Nacional do speed inscrições em http://ciclismopotiguar.esp.br/inscricao.php?prova=63gdsr_nacional. Inscrições abertas até o dia 21/09 e prova dia 23/09.


Também no dia 23/09/2012 teremos o GP CARUARUENSE DE CICLISMO, na cidade de Caruaru/PE. Este evento será realizado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, a partir das 08:00h e terá as categorias Mirim, Infanto-juvenil,  Estreante, Elite, Master A, B e C, todas do masculino e no feminino a categoria Elite, todas na modalidade speed, e teremos também uma categoria de MTB. Contatos com (83) 9808-3018 (Tim) e 9110-6109 (Claro). As inscrições custam R$ 20,00 e será feita antes da provaO Autódromo dispõe de estrutura para você montar seu ponto de apoio com muita comodidade e segurança. Presenças dos principais atletas do ciclismo de Pernambuco neste evento.





Também no dia 23/09/2012 teremos a 6ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo. Esta prova será realizada em comemoração dos 10 anos de existência do Pedal Bikers Clube. Todas as informações estão no site da Federação de Ciclismo do Piauí (http://fciclopi.wordpress.com/). As informações desta prova também estão no cartaz do evento.











No dia 30/09/2012 será realizado na cidade de Soledade/PB, a 4ª e última Etapa do Campeonato Soledadense de MTB 2012, único campeonato de MTB da Paraíba. Das 10 categorias em disputa, apenas duas já tem seu campeão definido (Categorias Kid e Master B). Assim teremos mais uma grande prova, pois os principais bikers da Paraíba e Pernambuco estarão disputando o título em 8 categorias e é esperado a presença de mais de 100 competidores, pois na 3ª etapa estiverem presentes 113 bikers. Na próxima semana será feita uma reportagem exclusiva sobre esta etapa. Veja a classificação de cada categoria em http://www.esportesemsoledade.blogspot.com.br/2012/08/classificacao-do-campeonato-soledadense.html. O campeão de cada categoria, além do troféu de campeão, terá garantida a inscrição para a 2ª Maratona de MTB Cabra da Peste, maior evento de MTB da Paraíba, pois será uma super maratona (115 km no percurso principal) que será realizado na cidade de soledade/PB e distribuirá uma premiação total de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de troféus do 1º ao 5º lugar nas 14 categorias em disputa nesta prova. Maiores detalhes desta prova a partir de outubro. Veja a lista dos participantes e a colocação da prova de 2011 em http://www.esportesemsoledade.blogspot.com.br/p/maratona-cabra-da-peste-resultados.html. 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Kleber Ramos - 1º Campeão Brasileiro do Tour do Rio

CAMPEÃO. CAMPEÃO. CAMPEÃO. É com esta palavra que todos os brasileiros hoje deviam se orgulhar de Kleber Ramos, da Equipe Real Cycling Team, de Sorocaba/SP, que se sagrou o 1º brasileiro a vencer o Tour do Rio, principal competição de ciclismo da América Latina. Kleber Ramos, mas conhecido pelo familiares por Bozó, é paraibano de Soledade. Ele ingressou no esporte através de seu pai José Félix da Silva, grande ciclista da Paraíba, que há anos vem dando vitórias a Paraíba nos eventos regionais do Nordeste, inclusive ganhando 3 medalhas de ouro na última Copa Nordeste de Ciclismo, realizada nos dias 24 a 26 de agosto último, em São Luiz/MA. Ainda criança Kleber foi para João Pessoa, onde começou a se destacar em eventos de ciclismo e hoje integra a principal equipe profissional do ciclismo nacional, a Equipe Real Cycling Team,  de Sorocaba/SP.
Kleber Ramos esteve no pódio em 4 das 5 etapas do Tour do Rio e teve um desempenho tão bom nas 4 primeiras etapas que nem o 7º lugar na última etapa foi obstáculo para o seu título e foi o primeiro brasileiro a sagrar-se campeão do Tour do Rio, a maior prova de ciclismo de estrada da América Latina.
"Essa é a maior vitória da minha vida. A nossa equipe foi demais, esse título é do conjunto, desde o mecânico, ao massagista, passando pelos atletas e por todos que nos apoiaram. É maravilhoso ser o primeiro brasileiro a ganhar o Tour do Rio, uma competição com um nível tão alto. Se no ano passado só deu Colômbiana, neste deu Brasil. A nossa estratégia era manter a camisa amarela, da liderança. A vantagem foi criada dia após dia." palavras de Kleber após o término da prova.

A competição não poderia ter sido melhor para o Brasil. Campeão com Kleber Ramos, a Equipe Real Cycling Team (Sorocaba/SP), pela qual Kleber compete,  foi a campeão por equipe. O argentino Edgardo Simon, técnico da equipe, ficou com a camisa verde de sprintista, e Alex Diniz garantiu o prêmio de montanha e a equipe de Sorocaba ainda levantou taça de melhor time.

Veja abaixo o atalho para os resultados finais do Tour do Rio 2012.

sábado, 1 de setembro de 2012

Tour do Rio de Janeiro 2012 - O Paraibano Kleber Ramos pode ser campeão neste domingo 02/09/2012.

Após realizadas 4 das 5 etapas do Tour do Rio 2012, o paraibano Kleber Ramos (Soledade/PB), da Equipe Real Cycling Team, de Sorocaba/SP, está liderando este que é o maior evento de ciclismo da América Latina, na modalidade speed.  Kleber Ramos pode ser campeão neste domingo (02/09) e esta é a expectativa de todo o Brasil, fato que engrandeceria em muito este esporte no país. Kleber vem tem uma ótima performance durante o evento, pois foi 3º lugar na 1ª etapa, 3º lugar na 2ª etapa, venceu a 3ª etapa e chegou em 2º lugar na 4ª etapa, restando apenas a 5ª e última etapa neste domingo, com largada as 7 horas da manhã, em Rio das Ostras e chegada na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Esta etapa terá uma distância de 187,1 km a ser percorrida e previsão de 4h30min para ser completada. Após 4 etapas, a classificação geral por atleta do Tour do Rio 2012 pode ser vista em http://www.tourdorio.com.br/wp-content/uploads/2012/09/individual-geral.pdf e a classificação por equipe em http://www.tourdorio.com.br/wp-content/uploads/2012/09/geralequipes.pdf. Abaixo temos a foto do paraibano arretado que vem "arrebentando" no Tour do Rio 2012. Soledade/PB, sua cidade natal o aguarda para uma grande festa, independente do resultado final.