sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

1ª Maratona de MTB "Cabra da Peste" - Prova foi um sucesso



A 1ª Maratona de MTB Cabra da Peste foi um sucesso. A prova aconteceu no dia 18/12/2011 e teve a participação de 99 bikers de 6 estados da Federação (PB, PE, RN, CE, GO e SC).
Este foi o maior evento de MTB da Paraíba em todos os tempos. A prova ocorreu num dia de sol forte e escaldante. A temperatura oscilou de 30º a 35º Celsius. O calor era forte e a sensação era de 40º. Os bikers que concluíram o percurso chegavam exaustos.
O calor forte e o esforço para concluir o percurso principal, que tinha 124 km, foi tanto que 4 bikers tiveram que ser encaminhados ao hospital local para “tomar” soro, pois ficaram muito desgastado fisicamente. Dentre eles estava Jadson de Araújo Prudêncio, da Equipe Aluizio Bicicletas, e um dos principais bikers da Paraíba e que estava sempre entre os 3 primeiros, até o km 85, quando teve que parar, pois passou mal. Apesar dos 8 pontos fixos de hidratação (água e frutas), dos 99 bikers que largaram, 29 não completaram a prova, devido o forte calor e o desgaste físico provocados por uma prova de longo percurso.
Dos 36 bikers das categorias Elite, Sub 23, Sub e Master A, que disputavam o percurso principal, que tinha uma distância total de 124, apenas 21 completaram o percurso. Estes foram os verdadeiros “cabras da peste”. Os atletas vinham num bloco compacto, porém sempre puxados por Sharlys Silva (Trust), José Alberto - Beto Leão (Iran Bikes) e Jadson Prudêncio (Aluizio Bicicletas), seguidos de perto por Leonardo Casado (Xbike), José Augusto S. Marques (Goiânia/GO), Josinaldo Macedo, Cícero Márcio (Rasga Milho), Joacir Oliveira (Novinho), Erick Silva e Valter Soares (Baby). Foi assim de Soledade, na largada, passando por Nazaré, depois Pocinhos, até chegar a Olivedos, quando Sharlys começa a se distanciar dos demais. Ao chegar em Cubati, Beto consolida o 2º lugar, até a chegada, pois Jadson passa mal e desiste da prova, Erick e Baby erram o percurso e o bloco se desfaz.
A prova tinha 5 metas volantes, pontos onde os 2 primeiros atletas eram premiados pela passagem. Veja abaixo os premiados, na ordem de passagem, nas metas volantes:
Nazaré: José Augusto S. Marques e Jadson Prudêncio
Pocinhos: Jadson Prudêncio e Beto Leão
Olivedos: Sharlys Silva e Erick Silva
Cubati: Sharlys Silva e Beto Leão
São Vicente do Seridó: Sharlys Silva e Beto Leão
A partir de Olivedos o biker Sharlys Silva, começa a distanciar-se dos demais e não vê ninguém a sua frente, até a vitória em Soledade, completando a prova, com cerca de 4 horas e 25 minutos. A seguir chega Beto Leão, depois chegaram Valter Soares da Silva e Erick Silva, porém foram penalizados, pois erraram o percurso, tirando vantagem, seguidos por Leonardo Casado, Cícero Márcio da Silva (Rasga Milho) e Josinaldo dos Santos Macedo.
Depois de apurado o resultado, ficou assim o pódio da Categoria Geral:
1º lugar: Sharlys Silva de Oliveira - Solânea/PB - TRUST
2º lugar: José Alberto Nunes Feitosa - Santa C. Capibaribe/PE - IRAN BIKES
3º lugar: Leonardo Casado - João Pessoa/PB - XBIKE
4º lugar: Cícero Márcio da Silva - Brejo de Madre de Deus/PE - TRUST
5º lugar: Josinaldo dos Santos Macedo - Cubati/PB - Sem Equipe

A classificação de todas as categorias pode ser visto clicando acima na aba Maratona Cabra da Peste - Resultados.
A organização da prova e toda equipe de apoio agradece a todos os patrocinadores, e em especial as Prefeituras Municipais de Olivedos, Cubati e São Vicente do Seridó e a Redepharma, nossos maiores patrocinadores, e a todas as lojas credenciadas onde eram realizadas as inscrições: Aluizio Bicicletas, Gilberto Bicicletas, Iran Bikes, Hill Bikes, Planet Bikes, Wagner Bicicletas, XBIKE e Zito Bicicletas. Sem o apoio financeiro e logístico de todos os patrocinadores não seria possível realizar este evento.
Agradecemos ainda ao Corpo de Bombeiros e a Policia Militar do Estado da Paraíba, que, apesar dos contatos mantidos, não se fizeram presentes ao evento, porém podíamos contar com estas instituições.
Agradecemos ainda a todos os colaboradores que divulgaram este evento, através de redes sociais, e-mails, e quaisquer outros meios de comunicação midiática, telefônica e pessoal.
Agradecemos ainda ao Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, que, mesmo não dando o apoio financeiro e logístico, devido o projeto ter sido apresentado fora de prazo, já se disponibilizou a apoiar na próxima edição.
Ainda a organização da prova reconhece que precisa melhorar a fiscalização e a infra-estrutura do evento, que foi prejudicada em parte em virtude de corte de patrocínios.
Por fim, agradecemos a participação dos bikers presentes a este evento, do público presente.
E vem ai a 2ª Maratona de MTB Cabra da Peste. Será dia 09/12/2012. Reserve já esta data na sua agenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário