domingo, 1 de setembro de 2013

TOUR DO RIO 2013 - resultados finais

Terminou neste domingo, 01/09, a 4ª edição do Tour do Rio, maior e mais importante competição de ciclismo de estrada da América do Sul. Esta competição contou com a participação de 108 ciclistas, de 10 equipes do Brasil e 8 estrangeiras. O Tour do Rio 2013 contou teve 5 etapas, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, e um total de 827 Km e distribuiu uma premiação de 250 mil reais, a maior do país na modalidade estrada.


O ciclista espanhol, naturalizado colombiano, Oscar Sevilla (da Equipe EPM-UNE - Colômbia) foi o campeão da classificação geral. Aos 36 anos, o vice-campeão da Volta da Espanha e melhor jovem da Volta da França, em 2001, sendo top 10 nas duas em diversas oportunidades, comandou também o triunfo da Equipe EPM-Une, especialista nas montanhas, na disputa por equipes, após conquistar três etapas. Ele é o do centro na foto abaixo.


A última etapa teve um pódio completo de brasileiros. Ela foi vencida por Gregolry Panizo (Funvic Brasilinvest/São José dos Campos). Cristian Egidio e Murilo Ferraz, ambos da DadaRo, completaram o pódio.


O brasileiro Kléber Ramos, natural de Soledade/PB, (Equipe Clube Dataro de Ciclismo/Maxxis Calypso/Bottecchia Cascavel-PR), campeão do Tour do Rio em 2012, terminou a edição de 2013 na 5ª colocação na classificação geral, e foi o melhor brasileiro na competição. “Sempre quero ganhar, mas estou contente. Os adversários, principalmente os colombianos, vieram muito fortes neste ano e infelizmente não consegui repetir o título”, disse Kleber Ramos, cuja expressão não demonstrava felicidade com o resultado. Kleber é o atual líder do ranking brasileiro da categoria elite, na modalidade estrada. Após o Tour do Rio 2013, a Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC - divulgará o novo ranking dentro de poucos dias.


A surpresa do Tour do Rio 2013 foi o jovem sul-matogrossense João Marcelo Pereira Gaspar, 21 anos, conhecido como "Canibal". Este jovem brasileiro ganhou a Volta de San Juan, na Argentina, e o vice-campeonato no Giro do Interior de São Paulo, ganhando visibilidade no cenário nacional e despertando o interesse de estrangeiros. Destaque da equipe de Sorocaba no Tour do Rio, o jovem é o dono de duas camisas de liderança, a de bolinhas vermelhas, de rei da montanha, e a branca, que indica o melhor sub-23 e ainda é o campeão brasileiro da categoria nesta temporada. Ele é promessa do ciclismo brasileiro nas futuras edições dos Jogos Olímpicos se continuar neste ritmo.


Na classificação por equipes, a EPM-UNE (Colômbia), que conquistou três das cinco etapas do Tour, foi a vencedora, seguida pela portuguesa OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes e pela brasileira Funvic Brasilinvest, de São José dos Campos (SP).


CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º Oscar Sevilla (EPM-UNE – Colômbia) – 18h57min07s
2º Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes – Portugal) – a 7s
3º Edwar Ortiz (EPM-UNE – Colômbia) – a 1min38s
4º Camilo Castiblanco (EPM-UNE – Colômbia) – a 2min31s
5º Kleber Ramos (Clube Dataro de Ciclismo/Maxxis Calypso/Bottecchia Cascavel-PR) – a 2min45s

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1º EPM-UNE (Colômbia)- 56h54min52s
2º OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes (Portugal) – a 2min30s
3º Funvic Brasilinvest / São José dos Campos (Brasil) – a 6min25s
4º Clube Dataro de Ciclismo/Maxxis Calypso/Bottecchia Cascavel/PR (Brasil) - não sei o tempo

CLASSIFICAÇÃO 5ª ETAPA
1º Gregolry Panizo (Funvic Brasilinvest / São José dos Campos) – 3h42min53s
2º Cristian Egidio (Clube Dataro de Ciclismo/Maxxis Calypso/Bottecchia Cascavel-PR) – a 6s
3º Murilo Ferraz (Clube Dataro de Ciclismo/Maxxis Calypso/Bottecchia Cascavel-PR) – m.t.

CLASSIFICAÇÃO DE MONTANHA
1º João Pereira (Ironage/Colner/Penks – Sorocaba-SP)
2º Kléber Ramos (Clube Dataro de Ciclismo/Maxxis Calypso/Bottecchia Cascavel-PR)
3º Camilo Castiblanco (EPM-UNE – Colômbia)

CLASSIFICAÇÃO SUB-23
1º João Pereira (Ironage/Colner/Penks – Sorocaba-SP)
2º Willian Chiarello (São Lucas/Giant/Celucat – Americana-SP)
3º Richard Carapaz (Ecuador Team – Equador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário